terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Nélson Oliveira

Nélson é mais promissor jovem português do momento

Penso que já se tornou pretty obvious que Nélson Oliveira é o jovem jogador português que mais me agrada de momento. Com apenas vinte anos, é já dono de um talento enorme e faro de golo digno de uma chamada à Selecção Portuguesa e acção mais regular nos jogos do Benfica. Anteontem, marcou pelo segundo jogo consecutivo a titular. Três jogos, dois golos. Bem melhor que Postilol e Hugo Alpeida (desculpem rapazes, apeteceu-me). Fica aqui o artigo d'O JOGO ;)

Nélson lapidado para o Euro'2012
FILIPE PEDRAS
Ao terceiro jogo como titular na Taça da Liga, Nélson Oliveira apontou o seu segundo golo na prova e tornou a ajudar os encarnados a vencer. O festejo valeu o desbloqueio de um jogo, mas é bem mais ampla a questão em torno do internacional sub-21: Jorge Jesus acredita ter em mãos um caso sério e até já comentou em círculos próximos que o ponta-de-lança "é terrível" do ponto de vista técnico e também da velocidade. A aposta do treinador é clara e posta diariamente em prática, a cada treino, com trabalho individualizado. É que há um projecto a médio prazo definido pela SAD para o goleador e, nesse plano, entra a presença na Selecção Nacional e a ida ao Euro'2012.
Este último cenário, sabe O JOGO, poderá nem andar assim tão longe de acontecer, ou não estivesse Paulo Bento bastante atento ao jogador encarnado. O seleccionador segue há muito a evolução do camisola 16 benfiquista - já em 2010 o via como potencial futuro seleccionado - e tem o nome do atacante na cabeça a pensar no Europeu. Paulo Bento tem natural consciência das históricas dificuldades da formação das Quinas na eleição de uma referência ofensiva e vê em Nélson Oliveira um jogador que pode acrescentar algo diferente do oferecido por jogadores como Hugo Almeida, Nuno Gomes ou Hélder Postiga. Além disso, tem trocado frequentemente impressões com Ilídio Vale (seleccionador de sub-20) e Rui Jorge (sub-21) sobre o jogador.
Até serem conhecidos os nomes dos eleitos para a competição a disputar entre Polónia e Ucrânia, porém, o jovem goleador terá de continuar a aperfeiçoar as suas qualidades. De águia ao peito, apurou O JOGO, efectua diariamente trabalho específico de finalização com o objectivo de melhorar uma das suas lacunas: o jogo aéreo. Além disso, Jorge Jesus quer ver também Nélson Oliveira aperfeiçoar o disparo com o seu pior pé, o esquerdo, na esperança de que, com estes dois itens potenciados, o mundo se renda a um ponta-de-lança diferente dos outros: rápido, forte, mas ao mesmo tempo completo na hora de abanar as redes. Além da movimentação, outro dos pontos essenciais em que Jesus mais insiste com o jogador nos treinos prende-se com a temporização do jogo; o técnico considera que Oliveira tenta cumprir quase todas as suas acções em jogo em grande velocidade e que tal não só prejudica a sua actuação como por vezes compromete a definição de lances potencialmente perigosos. A ideia é levar o jovem talento a conseguir ler melhor o jogo e segurar a bola, pois, na maioria das vezes, tal opção acabará por levá-lo a tomar uma melhor decisão.
Nos gabinetes, o presidente Luís Filipe Vieira acredita estar perante um jogador com enorme margem de progressão e para ele tem definida uma estratégia de afirmação sustentada na equipa e, espera, também na Selecção. Uma eventual chamada para o Euro'2012 poderá ser um passo de gigante rumo a um plano de valorização que se acredita poder vir ainda a render muitos milhões de euros.

Todos desejamos que Paulo Bento o chame à Selecção

"Cantona" já faz sombra a Cardozo e Rodrigo

Se Rodrigo se pode deitar na cama sabendo que é regular opção nas escolhas iniciais de Jorge Jesus, Nélson Oliveira terá um caminho mais longo a percorrer, mas também já sabe que se vai transformando numa espécie de "sombra" de Cardozo e do próprio hispano-brasileiro. As indicações dadas pelo português nas quatro linhas - e também em situação de treino, onde Jorge Jesus aprecia a sua total aplicação e vontade de aprender - têm deixado o técnico encarnado bastante agradado, a ponto de a aposta no lançamento sair reforçada na mesma medida. Apesar de, até final da época, o calendário não se afigurar muito favorável, não será de estranhar a presença cada vez mais assídua na segunda linha do miúdo apelidado "Cantona" pelos olheiros franceses que acompanharam o último Mundial de sub-20, na Colômbia. Garantido está o carinho dos adeptos benfiquistas, que rejubilam com um produto da formação.

Futura estrela portuguesa?

Sem comentários:

Enviar um comentário