terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Sporting: Sinfonia da Tristeza

Ontem à noite, o Sporting perdeu mais dois pontos, numa série de não-vitórias que começa a arrastar-se de forma exasperante. Sou portista, mas tenho uma certa simpatia por lagartos. Por isso mesmo, aflige-me ver as alfaces riscadas tão murchas. Analiso de seguida o actual momento dos leões.

Domingos
Caros sportinguistas: por muito que vocês gostassem de culpá-lo, a culpa não é do treinador. O Domingos é um técnico jovem mas já experiente e de alto gabarito. Por vezes, as suas tácticas saem frustradas, é certo, mas que treinador já não organizou mal a equipa para um jogo? Até agora, só vi Mourinho montar bem a equipa para três jogos com o Barça: ganhou o primeiro, empatou o segundo e perdeu o outro; Guardiola também já se enganou ao usar três defesas apenas quando devia ter colocado quatro; quase arranquei os cabelos de frustração quando vi a equipa que o Ferguson arranjou na final da Champions frente aos azulgrana. Como vêem, os três melhores treinadores do mundo também se enganam. Dêem margem de manobra ao rapaz.


Domingos não é o culpado

Roma e Pavia...
Uma equipa sólida preparada para fazer frente às adversidades não se constrói em seis meses. Mourinho, aquele que é - para mim - o melhor treinador do mundo, ainda não conseguiu encontrar a fórmula ideal no gigantesco Real Madrid; ainda não ganhou mais que uma Taça do Rei ao Barça; ainda não ganhou a Liga dos Campeões com os merengues. Assim, não se pode esperar que o ultra-debilitado Sporting, vítima de carrascos como Costinha, JEB, Paulo Sérgio (uma vítima no meio daquilo tudo), más direcções e péssimas decisões se levante em meio ano apenas. Calma, lagartixas! Esta equipa é muito jovem (Capel, Jeffrén, Carrillo, Patrício, A. Santos, A. Martins, Carriço, Ricky, Arias, Rubio, Neto, Insúa...) e muitos jogadores não transitaram do ano passado para este, sendo um plantel ainda muito verde (lol) e inexperiente, ainda incapaz de sobreviver aos ataques da imprensa, o inimigo número 1 do futebol.

E o que vos salva ainda é o Santo
Na cultura celta, festeja-se o St. Patrick's Day, isto é, o dia de São Patrício. No Sporting também deveriam fazê-lo. Ora vejam: são verdes (como os irlandeses) e têm um santinho chamado Patrício, que ainda ontem lhes salvou um pontinho. Sportinguistas!, toca a pôr estátuas do santinho nas cozinhas! Agora mais a sério, o rapaz é dos melhores guarda-redes a nível europeu e, muito provavelmente, o melhor português da actualidade. Dêem graças por tê-lo, pois se não fosse ele, por esta altura estariam a vinte pontos, se não mais, do líder.

Guardião foi o herói de ontem e muitas outras noites

Frieza
Um aspecto em que é fácil apercebermo-nos na juventude e inexperiência desta equipa é a forma como falha na hora da verdade, quando toca renascer das cinzas. Neste momento de desespero e em que tudo corre mal, falta alguém que, quando tenha tudo para facturar, não desate a tremer e acerte com a bola na baliza. Quando tudo correu bem, o Lobo desempenhou esse papel. Contudo, quando as coisas deixaram de ser um mar de rosas, faltou o Iceman - agora lesionado - e talvez um Levezinho, aquele pequenote que se fazia gigante na hora de resistir aos nervos e enfiá-la lá dentro. Seja Ribas, Ricky ou Rubio (respectivamente reduzir, reciclar e reutilizar :p), ou mesmo outro qualquer (Boji parece que só pró ano), há que matar a jogada com um golo. Há que marcar!

Ontem, foi Carrillo a falhar na cara do golo

Saber levantar-se
O que falta a este Sporting é auto-confiança. Eu sei, foi à base disso mesmo que ganharam aqueles jogos todos, mas há um outro tipo de auto-confiança: aquele que nos permite levantar nos períodos mais complicados. Porque estarmos seguros das nossas capacidades quando tudo nos corre bem é fácil; quando estamos estendidos no chão e a luz ao fundo do túnel parece não existir, aí sim, já é mais difícil. É isso mesmo que falta a esta equipa verde-e-branca. Já tiveram força para se erguerem sobre os péssimos resultados no início da época, por que não conseguem reviver aquilo que sentiram na altura em que remontaram aquele resultado com o Paços e que lhes arrecadou inúmeros triunfos? Falta auto-confiança e é nestes momentos que se nota a imaturidade desta equipa. Porém, Domingos já conseguiu recuperar a equipa na altura; acredito que também conseguirá fazê-lo agora, pois é um grande treinador.

Esta é uma equipa para dar os seus frutos somente no próximo ano, ou talvez mesmo daqui a duas ou, quem sabe, três épocas. Por isso, dêem tempo ao tempo e deixem-no sarar as feridas de mais de dez anos de suplício. O Sporting voltará a triunfar (mas só por um ano, que depois volta logo o meu Porto!).

Sem comentários:

Enviar um comentário