terça-feira, 25 de outubro de 2011

Simplesmente os Melhores

Goleada coreou grandíssima exibição
Sporting-Gil Vicente. Nona vitória seguida e goleada triunfal e plenamente justificada por uma exibição paciente, brilhante, fulgurante, asfixiadora, esforçada, vibrante, entusiasmante, criativa... Começam a faltar elogios para este Sporting de Domingos Paciência, que é neste monento, simplesmente, a equipa que melhor futebol pratica em Portugal.

A tónica do costume
Com Domingos, veio um factor que nunca estivera presente em anos anteriores no Sporting: marcar bem cedo. Na última década, se o Sporting já mal marcava golos, quanto mais marcá-los na aurora do jogo? Mas hoje em dia, a equipa entra em manada, atropelando os adversários e esfaqueando-os sem lhes dar, sequer, tempo para se acostumarem ao jogo. E já se sabe que golos madrugadores são injecções de confiança deveras eficazes...

Matías ou Carrillo? Tanto faz!
Algo que ficou bem evidente no jogo de ontem foi a imensidão de soluções de que o treinador dos leões dispõe. Três guarda-redes de altíssimo nível, quatro centrais com muita garra (destaque para Onyewu - não jogou - e Carriço - marcou!), Rinaudo tem em André Santos um substituto à altura, Matías pode fazer descansar Elias, Schaars pode ir para o banco descansado, Carrillo faz bem de Capel, Ricky tem em Bojinov e Rubio sombras gigantescas e muito talentosas e, o que salta mais à vista, tanto Matías como Carrillo imprimem qualidade singular ao jogo leonino - e ainda falta Jèffren! Ontem, entrou Matías, que fez um jogo à sua altura, mas quando chamado arender o chileno, o miúdo peruano interveio nos últimos três golos.

Capel, o cabeçudo
O grande destaque de ontem foi, sem dúvida, Diego Capel. O espanhol joga, faz jogar, marca e dá a marcar, além de fazer a cabeça em água aos defesas contrários. Contra os gilistas, ganhou sempre a linha de fundo, efectuando um sem-número de centros venenosos que os seus colegas desperdiçaram. Contudo, o motivo de maior aplauso foram mesmo os dois golos, ambos de cabeça, coisa rara para extremo de... 1m73! Grande jogador, este rapaz, e bem podem esperar vê-lo figurar como o escolhido para o artigo Sub-23 numa das próximas semanas. Merece, sem dúvida, a Selecção Espanhola - já a convocatória seria uma bonita prenda pelas magníficas exibições que tem assinado ao serviço do Sporting.

Golos para todos (os gostos)
Três golos de cabeça, três com os pés. Dois golos de bola parada, quatro de bola corrida. Um golo por um defesa, dois por um extremo e três por dois pontas-de-lança. Dois bis. Dois golos por um suplente. O manancial deste leão é vasto e atemorizador, sendo que tem em todos os seus jogadores prováveis protagonistas. O Lobo voltou aos golos (através de uma grande-penalidade que ele próprio ganhou), Capel marcou duplamente de forma improvável, Carriço coroou uma grande exibição e Bojinov estreou-se a marcar pelo Sporting, frente aos adeptos, e logo a bisar. Uma nota também para Carrillo, que entrou de forma arrasadora, acabando de vez com a ínfima resistência do Gil Vicente, que foi incapaz de segurar este pequeno prodígio. De facto, uma exibição fenomenal da equipa verde-e-branca.

A festa da Taça
Soube-se, também ontem, que o Sporting enfrentará o Sporting de Braga na quarta eliminatória da Taça de Portugal. Um deles ficará pelo caminho, o outro alimentará o sonho. Diga-se que este é, até agora, o maior desafio da era de Domingos Paciência. Mais ainda que o jogo contra a Lázio, pois os dois Sportings são duas equipas que se conhecem muito bem e que foram, até, rivais pelo terceiro lugar na época passada. Por esse jogo, veremos o verdadeiro estofo do Leão.
Já o Porto ficou com uma visita complicada à Briosa e o Benfica com a Naval, dos três grandes a equipa com o adversário teoricamente mais simples - ainda assim, sempre complicado. Boa sorte a todos.

Golos: Daniel Carriço (7'), Wolfswinkel (58'), Capel (62' e 65'), Roberto (75') e Bojinov (79' e 90'+2')
Homem do Jogo: Diego Capel


Carrillo, um miúdo muito futuro

Festa

Capel, o Homem do Jogo

Sem comentários:

Enviar um comentário