sábado, 17 de dezembro de 2011

Por que... Nolito deve ser titular

Nolito

Ontem foi o jogo Benfica - Rio Ave, com os encarnados a golearem por 5-1. Para isso, muito contribuíram dois golos de Nolito, assim como a sua genialidade, explosividade e jogo de equipa. Já igualou um dos míticos recordes do King Eusébio e com certeza igualará muitos mais. Para mim, o ex-Barcelona deveria ser titular de caras.

Barçalito
Nolito vem da magnífica escola do Barça, uma das três melhores a nível europeu, apenas encontrando a rivalidade de Ajax e... Sporting, sem descurar Benfica e Porto, que têm também formações de craveira mundial. E nota-se bem a "mão" dos blaugrana no futebol do espanhol de 24 anos. Sabe medir os tempos, sabe passar com régua e esquadro, sabe alternar entre buscar a linha de fundo e flectir para o centro... bem, sabe tudo. As fintas são do melhor que há e não fica a dever em nada à inteligência. Nolito é, basicamente, um craque do carvalho.

Bruno César????
Não quero ofender o rapaz da canarinha, mas Nolito é muito, mas mesmo muito melhor que ele e, se Jorge Jesus não fosse tão parcial, já lhe tinha ganho um lugar na equipa há muito. O brasileiro é bom, atenção: tem toque de bola, boa capacidade de passe e remate certeiro. Mas tais qualidades, já de si invejáveis, são inúteis frente a Nolito, pois o espanhol supera-o em tudo. Primeiro, o drible é fabuloso e a finta deliciosa; segundo, o passe é milimétrico; terceiro, sete golos em apenas sete jogos a titular na Liga! Números de monta que já lhe deveriam ter valido a posição de indiscutível a equipa de Lisboa.

Treinadores
Já se sabe que os treinadores têm aquela de mania de preferir os jogadores que eles próprios contrataram aos contratados pelo clube. Jorge Jesus é um desses inúmeros casos, mas com uma particularidade: os que ele vai buscar são quase sempre piores que os que Rui Costa amealha! Vejamos: na época passada, Rui Costa queria Eduardo, mas Jesus fez finca-pé e preferiu Roberto - asneira. Agora, o director desportivo foi ao Barça resgatar o craque Nolito, mas o treinador continua a preferir o Chuta-Chuta Bruno César - asneira! Acorda para a vida, amigo: não tens mesmo jeitinho nenhum para a coisa...

Vizca Crack!
Nolito é craque, é estrela, é daqueles especiais que só aparecem de quando em vez. As arrancadas constantes são facadas na defensiva adversária, especialmente fatais se surge embalado nos últimos 30 metros; os golos, marcados em catadupa, são antídoto para a apatia ocasional dos restantes elementos do ataque das águias. Bruno César é bom, mas penso que a extremo nunca dará o melhor de si (quando Aimar sair, talvez Jesus o desvie para 10 - se ele ainda lá estiver). Porém, o espanhol enfrenta o maior adversário de todos à sua afirmação na equipa: o próprio treinador. Enquanto o "9" marcava golos a torto e a direito, Jesus ia sendo obrigado a mantê-lo na equipa, mas mal ficou em branco... pimba!, tomem lá com Bruno César, pois fui eu que o contratei. Para contrariar essa receita, Nolito tem apenas de continuar a fazer aquilo que voltou a fazer ontem, e em dose dupla: marcar.

Ontem voltou a bisar... 
...e já leva 10 golos esta época!

Sete golos em sete jogos a titular no campeonato

Mas Nolito não é só golos...

É drible...

...espectaculo...
...magia...

...e um dos ídolos dos adeptos!


Sem comentários:

Enviar um comentário